quarta-feira, 25 de maio de 2011

RECURSOS HUMANOS

                                                           CAPITAL INTELECTUAL

O mundo está em constante transformação e sempre irão ocorrer mudanças, a globalização nos mostrou e vem mostrando que temos que correr atrás das evoluções e buscar sempre estar atualizados sobre os acontecimentos que passam por nossa volta.

Com a Contabilidade Tradicional não foi e nem será diferente, a Contabilidade atravessa mudanças assim como o mundo e, com isso a necessidade de se adaptar aos novos acontecimentos.

O conhecimento torna-se alvo de importantes descobertas na Contabilidade. O conhecimento agregado a tecnologia, a oportunidade de bons negócios, ao incentivo, transforma-se em recurso para as empresas, onde são investidos em estrutura para o desenvolvimento de idéias, de criações. O intelecto torna-se alvo de fonte de renda para as organizações, sendo uma ferramenta que apenas os serem humanos possuem.

Com a valorização do conhecimento ficou claro que podem ser copiado os equipamentos, as máquinas dos concorrentes, os produtos, mas não o seu Capital Intelectual, as suas informações. O que ocorre é que os métodos para as demonstrações do real valor das empresas ainda não são satisfatórios, onde são mensurados ativos tangíveis e considerando apenas alguns dos intangíveis ocasionando em uma diferença no seu valor de mercado.

Para que ocorra um gerenciamento eficaz é necessário que a Contabilidade identifique e controle os ativos intelectuais  onde não podem ser ignorados. A definição Capital Intelectual pode ser recente mas sempre esteve presente, sempre houve uma diferença entre o valor de mercado e o valor contábil, onde até recentemente era julgado como um fator subjetivo.

Este artigo procurou evidenciar um pouco mais da relação existente entre a Contabilidade e o conceito do Capital Intelectual e mostrando que com o desenvolvimento dos recursos humanos, as empresas vem aumentando significativamente o seu valor de mercado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário